sábado, 16 de maio de 2009

Porto Sul em debate

Novo porto de Ilhéus pode deixar Campinho a ver navios


O Porto de Campinho está faltando apenas
conclusão da ponte e o asfaltamento da BR-030

Mais uma vez é frustrado o sonho de aproveitamento do Porto de Campinho na Península de Maraú que é considerado o mais profundo da América Latina e conta com parte da sua infra-estrutura montada desde a década de 1970. Campinho que foi concebido para ser o Porto de Brasília e servir para o escoamento de minérios e produtos agrícolas tende a ficar, mais uma vez, a ver navios no seu isolamento determinado pela falta de uma forte representação política na região. Quando os ventos do otimismo sopravam favoráveis à sua utilização, tendo em vista a produção de grãos, principalmente a soja, no oeste, e a mineração no sudoeste baiano (em Itagibá, Maracás e Caitité), a força dos políticos do eixo Itabuna-Ilhéus falou mais alto e a brasa foi puxada para a sardinha que lhes compete. Ao invés de aproveitar as potencialidades de Campinho, preferiu-se a construção de um novo porto na Ponta da Tulha, entre as cidades de Ilhéus e Itacaré. Isto tem gerado polêmica entre ambientalistas e hoteleiros que temem prejuízos à Mata Atlântica e às áreas de proteção ambiental da região, enquanto o Governo do Estado entende que os temores são infundadosNo Jornal Tribuna da Região

Saiba mais pelos Sobre o Porto Sul nos sites

O QUE NOS MOSTRA O GOVERNO DE WAGNER SOBRE O PORTO SUL UM ANO DEPOIS

VEJAM MATÉRIAS DO PORTO SUL NO SITE DO PORTO GENTE

* Conheça em detalhes a área que pode receber o Porto Sul

* Bahia comemora novos planos da SEP para o Porto Sul

* Impactos ambientais podem atrapalhar construção na Bahia