terça-feira, 23 de dezembro de 2008

ALB & POLICIAIS

AL aprova projeto da PM e vai votar Lei Orgânica da Polícia Civil

A noite de quarta-feira(17) na Assembléia Legislativa da Bahia (AL) foi bastante movimentada. Policiais civis e militares acompanharam a tramitação dos projetos do Executivo Estadual que reestruturam as duas instituições. No primeiro momento, centenas de policiais militares e suas entidades representativas buscaram avanços no Projeto de Lei nº 17.659/08.
Em meio a muitas polêmicas, o vice-líder do governo Wagner na AL, deputado Álvaro Gomes
(PCdoB) intermediou vários entendimentos entre os trabalhadores e os colegas parlamentares.

"Temos que buscar sempre uma solução negociada para que os anseios do governo e dos trabalhadores sejam contemplados. Assim, ajudamos no fortalecimento da democracia em nosso estado", frisou Álvaro, para quem o resultado final foi satisfatório.

Com o projeto de lei, o governo Wagner pretende modernizar a estrutura da PM e valorizar o setor de segurança pública da Bahia, além de permitir o destravamento das carreiras na corporação. O projeto busca a reconfiguração institucional da Policia e prevê também a criação de 34 companhias, sendo que duas serão responsáveis pela defesa do meio ambiente e 19 pela defesa dos municípios.
Para a Aspol (Associação dos Policiais Militares), poderia-se ter avançado mais em alguns pontos. "Foi positivo conseguir manter direitos importantes e assegurar que, ao irem para a reserva, soldados tenham os proventos de primeiro-sargento e sargento de primeiro-tenente. Mas, existem outras questões que mereceriam avanços. Vamos continuar lutando para melhorar a situação da categoria", afirmou sargento Dias, presidente da Aspol.
Polícia Civil
Logo depois da votação, a Mesa Diretora da Casa recebeu e protocolou o projeto que trata da Lei Orgânica da Polícia Civil.
Mais uma vez, o deputado Álvaro Gomes colaborou nas negociações entre os trabalhadores e os deputados. "Conseguimos dar solução ao impasse e a votação será no início da próxima semana", afirmou o parlamentar, que vai atuar junto ao governo e à categoria para que o projeto final seja também satisfatório.
Ascom/Gabinete
18/12/2008

leia No Portal do Alvaro e mais