segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Quede o avião?

Avião que caiu na Bahia não foi localizado

Publicada em 04/05/2008

O Globo Online; CBN; Globonews TVReuters

RIO - As equipes aérea e terrestre não tiveram sucesso neste domingo, segundo dia das buscas do bimotor Cessna, prefixo PT-JGX, da empresa Aero Star, que desapareceu na última sexta-feira no litoral baiano, perto de Ilhéus, com seis pessoas a bordo, entre os quais dois brasileiros e quatro empresários ingleses. O trabalho da Polícia Militar e do 5 Grupamento de Bombeiros Militares concentrou-se na área em torno da Lagoa Encantada (ponto turístico de Ilhéus), no distrito de Areias, e ao longo de vinte quilômetros da rodovia BA-001, no município de Uruçuca, região de serras e mata fechada.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) chegou a avisar que destroços que podem ser do avião foram encontrados durante esta manhã no litoral sul de Ilhéus. Por causa dessas pistas, a Marinha entrou nas buscas e disponibilizou uma lancha e seis tripulantes, mas não conseguiram confirmar a informação.

As equipes seguiram informações do pescador Crispim Neres de Oliveira, que disse ter visto um avião passar, por volta de 18h de sexta-feira, e, momentos depois, ouvido uma explosão. As equipes vasculharam uma área de mata, a sete quilômetros da costa, mas nada encontraram. Logo cedo, por volta das 6h30m, os bombeiros entraram numa extensa área de brejo e mata fechada.

Dois helicópteros, um da Polícia Militar e outro da Força Aérea, além de um bimotor da Aero Star, também sobrevoaram a área, fazendo círculos em direção ao litoral e nada encontraram. Representantes da Embaixada da Inglaterra estão em Ilhéus, em contato com a Infraero, na busca de informações sobre os quatro empresários ingleses

 
Jornal Hoje; Ibahia; O Globo Online

RIO e SALVADOR - A Capitania dos Portos de Ilhéus, na Bahia, informou nesta terça-feira que foram encontrados pedaços do banco e parte do bagageiro do bimotor Cessna, prefixo PT-JGX, da empresa Aero Star, que desapareceu na última sexta-feira no litoral baiano, perto de Ilhéus, com seis pessoas a bordo, entre os quais dois brasileiros e quatro empresários ingleses. Destroços também foram encontrados em um povoado próximo a Ilhéus.

As equipes que trabalhavam na busca chegaram até os destroços depois que receberam informações de um funcionário de uma pousada da região. O material foi levado para ser analisado em Ilhéus. Ainda não foi encontrado nenhum corpo.

O trabalho da Polícia Militar e do 5 Grupamento de Bombeiros Militar se concentra agora no mar. O avião bimotor deixou a capital baiana com destino ao sul da Bahia por volta de 17h de sexta-feira. O último contato com a torre foi feito 50 minutos após a decolagem. O piloto informou que as condições de visibilidade eram boas e que faria um pouso sem ajuda dos aparelhos.