terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Entre Rebeliões e Greve no Paraíso de Itacaré

Dia 15 de Dezembro de 2008

Cerca de 30 detentos fazem rebelião na delegacia de ItacaréUma rebelião de detentos tumultua a delegacia de Itacaré na manhã desta segunda-feira (15). Cerca de 30 detentos tomaram dois presos como reféns, colocaram fogo em colchões e estão quebrando as celas.

Segundo a Delegada Lisdeilli Nobre, por volta das 10h da manhã, apenas dois agentes da polícia civil e quatro policiais militares fazem a segurança do local. Mais tarde chegaram reforços da Polícia Militar. Até às 13h10, os policiais ainda estavam negociando com os detentos sem chegar a nenhuma solução ao conflito.

Os presos protestam contra a falta de audiências judiciais. Os detentos enviaram um comunicado para a delegacia e a para a imprensa 'Queremos a presença da imprensa para exigirmos a transferência de alguns internos, alvarás por excesso de prazo para que temos direitos à liberdade. Queremos a nossa integridade física, palavra e assinatura do promotor e juiz da comarca. Queremos a radio e a Tv Santa Cruz. Assinado todos os detentos'

http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=12341&mdl=50

...

Cerca de 30 presos estão rebelados na delegacia de Itacaré, no extremo Sul do estado, desde o início da manhã desta segunda-feira (15). Dois detentos estão como reféns.

Os presos quebraram as celas e colocaram fogo em colchões. Eles reclamam da falta de audiência e de julgamento dos processos. A delegada aguarda a chegada de reforço da Polícia Militar.
No iBahia

...

Termina rebelião de detentos da delegacia de Itacaré

Os 28 presos que estavam rebelados desde o início da manhã na Delegacia de Itacaré, a 421 quilômetros de Salvador, terminaram o protesto por volta das 17h30 desta segunda-feira (15). Segundo a delegada titular da unidade, Lisdeilli Nobre, eles liberaram os dois presos que estavam como reféns. 19 presos foram transferidos para o presídio de Ilhéus. Os outros 9 permanecem na delegacia à espera das determinações da justiça.

Durante a rebelião, os detentos queimaram colchões arrebentaram grades. A principal reivindicação dos presos era a transferência de alguns internos por causa da superlotação nas selas. 'Além deles não serem julgados pela justiça e ficarem até mais de um ano aqui na delegacia, nós estamos com quase 30 detentos, divididos em quatro celas, enquanto a capacidade da delegacia são para oito', disse a delegada.

No início da rebelião, os presos entregaram uma carta para a delegada com as exigências para o fim do motim. 'Queremos a presença da imprensa para exigirmos a transferência de alguns internos, alvarás por excesso de prazo, para que temos direitos à liberdade. Queremos a nossa integridade física, palavra e assinatura do promotor (Olivan Costa Leal) e juiz da comarca (Doutor Alexandre Patos Valadares). Queremos a rádio e a Tv Santa Cruz. Assinado todos os detentos', dizia o comunicado.

Agentes da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira e da PM cercaram a unidade para evitar a fuga dos detentos. 'Nós estamos vulneráveis. Só há aqui na delegacia um delegado, um escrivão e dois agentes, para cuidar diariamente da segurança da cidade e destes 32 detentos, sendo dois menores em um quartinho da delegacia acusados de cometer um homicídio na cidade', relatou a escrivã da unidade, de prenome Cristina.

Outras delegacias do sul do estado e da capital registraram confusões neste período em que os policiais civis estão em greve. Nos último dias, houveram fugas nas unidades de Itabuna, Coaraci e Itabela. Em Salvador, na última terça-feira (9), 108 presos tentaram fugir de três delegacias da capital.

http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=12382&mdl=50

...

Rebelião na cadeia de Itacaré acaba com transferência de presos para Ilhéus

As rebeliões se espalham pelas cadeias do sul da Bahia. Na segunda-feira, 15, 28 presos quebraram as quatro celas da carceragem da delegacia de Itacaré, no centro da cidade que fica a 428 km de Salvador. O quebra-quebra começou por volta das 10h30.

O grupo queimou colchões, quebrou paredes, arrancou as grandes de duas celas e fez reféns dois companheiros para impedir que os policiais da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc), que cercaram a delegacia, invadissem o local.

Eles também bloquearam a passagem da porta principal, que dá acesso às celas, com as duas grades que foram arrancadas. Durante o quebra-quebra, eles gritavam muito, pedindo a presença do juiz e de um promotor de justiça.

Os rebelados se queixam de que estão presos há mais de um ano e ainda não foram ouvidos pela Justiça. Na segunda, a delegada Lisdeili Nobre tentou falar com o juiz Alexandre Passos, mas ele não foi localizado. Os presos também querem ser transferidos das celas superlotadas da carceragem, que estão com o dobro da capacidade.

Segundo policiais, no início da tarde o grupo se acalmou, após a chegada de um promotor de justiça e do coordenador regional de polícia de Ilhéus, André Viana, que negociou a transferência de 19 detentos para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.

Ainda segundo policiais, com a presença do promotor, para intermediar um diálogo com a Justiça, a delegada Lisdeili Nobre conseguiu negociar com os outros nove presos, que serão acomodados nas duas celas que foram pouco atingidas pelo quebra-quebra.
Leia mais a situação de Itacaré e Itabuna no A Tarde http://www.atarde.com.br:80/cidades/noticia.jsf?id=1031425

Leia no Itacaré News

O que é legal para a Justiça em relação a Policia Civil e Militar?

http://itacarenews.blogspot.com/2008/12/o-que-legal-para-jutia-em-relao-policia.html