sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

SEGURANÇA PÚBLICA – ITACARÉ

FEDERAÇÃO DOS CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA
(FECCSPEB)

SEGURANÇA PÚBLICA – ITACARÉ
Como Vice Presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia, empresário em Itacaré, preocupado com a Segurança Pública e presenciando que o seguimento constituído para dar contribuições e apoio nessa área e que não vem cumprindo o seu papel, tomamos iniciativas (Federação), as quais, algumas seguem abaixo:
a) Na gestão anterior, a Diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itacaré, dentre outras ações, contribuiu para que Itacaré tivesse o retorno do Cartório Eleitoral e que o Pelotão da Polícia Militar passasse a ser uma Companhia Orgânica. No final do mandato, verificando da necessidade de melhorar ainda mais a Segurança Pública, pleiteamos junto a Secretária de Segurança Pública e ao Comando Geral da Polícia Militar, que Itacaré, logo que possível, fosse contemplado com uma Companhia Independente da Polícia Militar. Pois bem, adiantamos que no inicio de 2009, a nosso pedido ou não, Itacaré será presenteada com a tão desejada Companhia Independente. Logicamente que outras ações deverão acontecer em paralelo e uma delas é a instalação física, uma vez que a atual não oferece condições satisfatórias para abrigar uma Companhia Independente.

b) Através da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia, já nos reunimos com Coronel Ivo Silva Santos, Comandante do CPRS – Comando de Policiamento da Região Sul, para exercer um trabalho conjunto com o Governo Estadual, Governo Municipal e empresários, possibilitando construir a sede própria da Companhia Independente da Polícia Militar de Itacaré.

c) Outra ação, esta em conjunto com a Polícia Militar através do Comandante do 2º Batalhão de Ilhéus – Tenente Coronel Julio Pereira da Silva Filho e ITI – Instituto Turismo de Itacaré, será a ampliação o Sistema de Rádio, o qual terá mais abrangência e melhor funcionalidade, operacionalidade, além de contemplar Maraú, Barra Grande e Península de Maraú. Outro assunto tratado foi o treinamento de Cavaleiros, possibilitando o retorno da Cavalaria Montada. Para esse treinamento, estamos em contato com Dr. Cleber Issac (Fazenda São José) e ITI para verificar a melhor maneira de operacionalizar tão importante serviço, onde pretendemos contar também com a participação do Governo Municipal.

d) Entendimentos entre os Empresários as Policias Militar, Civil e Promotoria Pública, possibilitarão que as trilhas, inicialmente a da Ribeira x Prainhas, passarão a ser monitoradas, contribuindo para que os seus usuários tenham maior segurança. Para esse monitoramento, dentre outros, construímos uma parceria com a SITELCO – Serviços Técnico Eletrônico e Comunicação Ltda., a qual fornecerá sem nenhum ônus, rádios portáteis, possibilitando a comunicação entre os postos de monitoramento e as Policias Militar, Civil, Rodoviária e viaturas.

e) Estaremos também verificando junto ao Comando da Polícia Militar a possibilidade do retorno das rondas utilizando as motocicletas conseguidas na gestão anterior da Diretoria do Conselho.

f) Em breve a Federação e o ITI, estarão convidando o Executivo, Legislativo, Judiciário, dirigentes das Polícias Civil, Militar, Rodoviária, Federal e comunidade, para uma reunião, onde dentre outros, trataremos dos assuntos referente à reestruturação da Segurança Pública com o advento da Companhia Independente e a contribuição para que o Conselho Tutelar de Itacaré tenha melhores condições no amparo aos menores e adolescentes.

g) Em recente contato com o Dr. André Augusto de Mendonça Viana, Coordenador Regional da 7ª COORPIN - Ilhéus, chegou-se ao consenso da necessidade de melhorar fisicamente a atual Delegacia. Sugerimos que ele nos informasse as necessidades físicas de uma Delegacia a nível de Itacaré, possibilitando-nos a exemplo do que fizemos na gestão anterior do Conselho, elaborando projeto arquitetônico para o prédio próprio da Polícia Militar, estaremos providenciando também, projeto para a Delegacia de Itacaré, que se viabilizada a construção da nova Delegacia, o atual prédio que pertence ao Estado, estaríamos sugerindo seja reformado para contemplar a Delegacia de Turismo - DELTUR e se possível for, também o Conselho Tutelar.

Logicamente que todas as ações no sentido de melhorar não só a Segurança Pública como todo o seguimento organizado, depende das ações competentes das organizações, partindo principalmente dos seus Presidentes e Diretores, pois depois de feitas as articulações, todos devem e tem a obrigação de serem participativos.
Cordialmente

Ernani Silveira Pettinati
Vice Presidente da FECCSPEB
por e-mail