sexta-feira, 17 de julho de 2009

BULLYING

O que é Bullying?

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:

Colocar apelidos
Ofender
Zoar
Gozar
Encarnar
Sacanear
Humilhar

Fazer sofrer
Discriminar Excluir
Isolar Ignorar
Intimidar Perseguir
Assediar Aterrorizar
Amedrontar Tiranizar
Dominar
  • E onde o Bullying ocorre?
    O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.
     
    Seja qual for a atuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar:
    - alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING;
    - alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;
    - autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING;
    - testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.
    Lei aqui na Integra
     
  • Agredir
    Bater
    Chutar
    Empurrar
    Ferir
    Roubar
    Quebrar pertences