sábado, 18 de julho de 2009

Quem mata mais na Bahia? Dengue,Meningite,Leptospirose,Gripe A?

 A Bahia é o único Estado do Nordeste onde não houve redução no número de casos de dengue. Um balanço divulgado na quinta-feira, 9, pelo Ministério da Saúde mostra que o Estado está na contramão da média nacional, que registrou uma redução no número de casos de 49,8% e 70% dos óbitos em 19 estados e no Distrito Federal nas primeiras 23 semanas deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados, sete estados registraram aumento no número de infecções pelo Aedes aegypti – Bahia, Acre, Roraima, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, que, juntos, representam 56% do total de casos de dengue no País.

Na Bahia, o número de pessoas que contraíram a doença entre 1º de janeiro e 13 de junho triplicou, passou de 31.132 em 2008 para 92.420 este ano. Os municípios com maior número de casos foram Itabuna (5.969), Jequié (6.916), Ilhéus (1.626), Feira de Santana (859) e Salvador (160). Uma outra situação alarmante é a do Estado do Acre, que pulou de 1.949 casos em 2008 para 17.627 este ano.

Em dobro – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, voltou a atribuir parte da responsabilidade do aumento nos índices aos gestores municipais. "A falta de continuidade nas políticas municipais por conta das eleições contribuiu para o agravamento da situação. Não se pode deixar de manter a continuidade do combate ao vetor. Agora, a Bahia terá de trabalhar em dobro", afirmou o ministro.

Para o diretor de Vigilância Epidemiológica do ministério, Eduardo Hage, o que contribuiu para o aumento de casos na Bahia foi o fato de boa parte dos municípios não terem aderido ao Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa).

"O Liraa  mapeia as áreas mais críticas da região. Não aderir ao levantamento significa, portanto, não saber quais são as áreas que devem ser priorizadas e trabalhadas", argumentou Hage, acrescentando que o fato de a Bahia ter a circulação dos três sorotipos contribui para o agravamento dos casos.

O Liraa é uma pesquisa de verificação domiciliar por amostragem que revela o índice de infestação da larva do mosquito. Ela ajuda os municípios a acompanharem a situação da infestação, além de ser um instrumento que auxilia na tomada de decisões para o controle da doença e demonstra como os municípios estão distribuídos em todas as regiões do Estado, o que espelha o aumento da infestação.

Em 2008, 161 municípios de todo o País participaram do levantamento. São cidades que se enquadram nos critérios: capitais e municípios de regiões metropolitanas; municípios com mais de 100 mil habitantes; e municípios com fluxo de turistas e de fronteira. Na Bahia, até novembro de 2008, 14 cidades realizaram o levantamento, sendo que 13 enviaram os dados para o Ministério da Saúde.

Do total, cinco apresentam índices satisfatórios (abaixo de 1% de infestação): Barreiras, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Havia seis cidades em situação de alerta (índice de infestação entre 1% e 3,9%): Alagoinhas, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Simões Filho e Salvador. Itabuna e Camaçari tinham risco de surto por apresentarem índices de infestação acima de 4%.

Ações – Para combater o avanço da doença na Bahia, o Ministério da Saúde anunciou o repasse adicional de R$ 9,47 milhões no recurso de teto financeiro de Vigilância em Saúde e reforço na divulgação de informações sobre o mosquito.

Entre as ações, também está incluída a definição de unidades sentinelas em Salvador para distribuição de kits SN1, o monitoramento da circulação viral com teste de sangue que permite diagnóstico rápido da doença. "A ação tem como principais objetivos manter os gestores em alerta durante todo o ano e organizar as atividades de prevenção e controle em períodos de baixa transmissão ou em situações epidêmicas", disse Temporão.

A redução do número de casos de dengue foi registrada em quatro regiões do País, com índices de 65,5% no Sudeste, 49,9% no Sul, 47,3% no Nordeste e 29,9% no Norte. O balanço também mostra queda de 85,2% no número de casos de febre hemorrágica de dengue. Nas primeiras 23 semanas deste ano, 1.021 pessoas tiveram a doença. No mesmo período de 2008, foram 3.487 notificações.

Jornal A Tarde

...

Sintomas Dengue,Febre Amarela,Meningite, Gripe Suína,Leptospirose

Sobre a Dengue na Bahia  Pesquisa

Desenvolvido teste rápido que diagnostica leptospirose em 15 minutos

Meningite e leptospirose atacam

Além da nova gripe, outras doenças também são motivos de grande preocupação na Bahia. A meningite e a leptospirose, por exemplo, já somam 82 mortos no Estado. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), foram confirmados – somente este ano – 535 casos de meningite, com 62 mortes e outros 98 casos de Leptospirose, o que resultou na morte de 20 pessoas.Da Tribuna da Bahia

...

Mortes na Bahia em 2009

Dengue 53 - Meningite  62 - Leptospirose 21