quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Rui Barbosa

Há 59 anos, no dia 5 de novembro de 1949, comemorou-se na Bahia o centenário do nascimento de Rui Barbosa, sendo solenemente depositado na cripta construída no Palácio da Justiça o corpo do grande jurista, transportado do Rio de Janeiro.
 
O Supremo Tribunal Federal fez-se representar nas solenidades ali realizadas pelo seu presidente, ministro Laudo de Camargo, e pelos ministros Alvaro Goulart D'Oliveira, Edgard Costa e Luiz Gallotti. O Palácio da Justiça, então inaugurado, tomou o nome de "Fórum Rui Barbosa", ostentando no seu hall os seguintes dizeres : "A Rui Barbosa, o maior de seus filhos, a Bahia oferece este Fórum, inaugurado a 5 de novembro de 1949, em comemoração do primeiro centenário do seu nascimento. Eis o melhor monumento que haveria de erguer a sua terra aquele que, sem vanglória, pode dizer de si mesmo :
 
 
'Ensinei com a doutrina e o exemplo, mais ainda com o exemplo do que com a doutrina, o culto e a prática da legalidade, as normas e o uso da resistência constitucional, o desprezo e o horror da opressão, o valor e a eficiência da Justiça, o amor e o exercício da liberdade'".
 
 
 
Do Migalhas