Casos de dengue crescem no estado | |
| |
*Já passa de 4.242 o número de casos de dengue notificados no estado até o final de janeiro. São Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Para se ter uma ideia da proporção, na última sexta- feira (6), o estado do Rio de Janeiro, com uma população de 15,4 milhões, divulgou balanço da dengue: 567 casos de dengue, e seis mortes.O estado fluminense conseguiu reduzir em 96% o número de casos, que foram 17.647 no mesmo período de 2008. Na Bahia, foram confirmadas as mortes de três crianças: uma em Jequié e duas |
CRIANÇAS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DA DENGUE
As crianças são as maiores vítimas do mosquito Aedes aegypti em Itabuna , conforme pode ser constatado na emergência do hospital Manoel Novaes. Hoje pela manhã, dois pacientes com idade entre 8 e 10 anos se encontravam na UTI e necessitavam de doação de sangue, em função da queda do número de plaquetas.
A situação na cidade, segundo especialistas, tende a se agravar, porque as medidas de prevenção não estão sendo adotadas a contento. Moradores de diversos bairros dizem que há muito tempo tempo suas casas não recebem a visita dos agentes de combate a endemias.
Aliás, a deficiência na prevenção à dengue não é excusividade do governo. Em toda a cidade, há residências e estabelecimentos comerciais com caixas d'água destampadas, o que se constitui em focos de reprodução do mosquito transmissor.
CENÁRIO PREOCUPA
Técnicos que trabalham no combate à dengue em
Da Redação, com informações do Correio*
redacao@portalibahia.com.br
...
LINK COM INFORMAÇÕES SOBRE DENGUE
http://www.somethingweb.com.br/wagnermarins/infor_uteis.html
O que é a dengue hemorrágica?
Quando alguém se contamina com o vírus da dengue, desenvolve a doença, que dura uma semana sem outras complicações. Mas, se a pessoa se contaminar outra vez com um outro tipo de vírus da dengue, ela pode desenvolver a forma hemorrágica da doença. Por exemplo, uma pessoa pode se contaminar com o vírus da dengue tipo 1 e depois de um tempo se contaminar pelo vírus tipo 2. Nesse caso, ela pode desenvolver uma forma grave da doença - é a chamada dengue hemorrágica, em que a pessoa doente pode ter sangramentos com choque e morte.
Na dengue hemorrágica, as plaquetas caem muito e a pessoa pode morrer em conseqüência dos sangramentos. Com a disseminação do mosquito, há um risco maior da pessoa se infectar por mais de um vírus e desenvolver a dengue hemorrágica.
Imagem cedida pelo Ministério da Saúde
Larvas do mosquito
O tratamento da dengue é somente de suporte, ou seja, não há um medicamento específico para tratar a doença. O tratamento consiste em deixar o paciente em repouso, hidratado, sem febre e sem dor. Se o paciente apresenta um sangramento grave, ele deve receber tratamento específico em um hospital. Não se deve usar ácido acetilsalicílico (presente em medicamentos como a Aspirina) para diminuir a febre ou a dor em pacientes com suspeita de dengue. O ácido acetilsalicílico age sobre as plaquetas, diminuindo a capacidade do corpo de formar coágulos. Por isso, ele deve ser evitado na suspeita de dengue. O Ministério da Saúde recomenda o uso de acetaminofen para o controle da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de
Se você acha que pode estar com dengue, procure logo um serviço de saúde. O diagnóstico é feito por exame de sangue. É importante que se confirme que foi realmente um caso de dengue, pois isso serve como um termômetro que vai nos dizer como está o controle da doença no país.
http://saude.hsw.uol.com.br/dengue4.htm