sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

e agora? Dengue

DENGUE PROVOCA CORRIDA AOS HOSPITAIS EM ITABUNA

Longas filas foram formadas por vítimas da dengue e que procuram atendimento, nesta manhã, no Hospital de Base de Itabuna. A cidade vive um quadro epidêmico da doença.

Desde o início do segundo semestre do ano passado que o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde cobram da prefeitura um plano de ação contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Falta material para o trabalho dos agentes e somente ontem formulários para notificação de casos começaram a ser enviados para os postos médicos.

Em novembro, o Ministério da Saúde já havia alertado a prefeitura dos riscos do município enfrentar uma epidemia da doença neste verão.

Tanto o Hospital de Base como os hospitais pediátricos Manoel Novaes e Cemepi estão lotados de pacientes com dengue. As maiores vítimas são as crianças.

O número de casos até o final da semana passada chega a 430, mas a falta de formulários e de estrutura de atendimento aumenta o índice de subnotificações.

A recomendação é de que os pacientes procurem as unidades de saúde e hospitais ao sinal de qualquer sintoma da doença e evite a automedicação.

...

Os pacientes estão deixando de recorrer às unidades de saúde para notificar os casos de dengue em Itabuna. A justificativa é de que faltam médicos para prestar o atendimento e, pior, até o famoso medicamento "paracetamol", que tem como marca mais conhecida o Tylenol, está em falta nos postos médicos.

Mesmo com a subnotificação, já foram registrados 430 casos suspeitos da doença no município só neste ano. "O número de casos é bem superior a este apontado pela Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de saúde", diz um especialista, que prefere o anonimato por trabalhar na estrutura do município.

Sem identificar-se, ele diz que a existência de um índice altíssimo de casos não notificados não é mera suposição. O especialista explica que somente ontem o Departamento de Vigilância à Saúde recebeu da Prefeitura de Itabuna os blocos para notificação dos casos de pacientes vítimas do mosquito Aedes aegypti.

Os formulários chegam às unidades de saúde a partir desta quinta. "A gravidade da dengue em Itabuna é bem maior do que a retratada pelos veículos de comunicação. A prefeitura não tem agido à altura para enfrentar esta epidemia, que tende a se agravar em março".

O sanitarista ainda explica que o vírus que está ocorrendo com maior incidência neste verão em Itabuna é o do Tipo 2. "A situação, hoje, não é mais de combate, mas de controle da dengue".

do Pimenta na Muqueca

....

Algumas Informações

A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.

Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.

 

- Dengue Hemorrágica


A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

- Síndrome de Choque da Dengue
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural.

Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

http://www.combatadengue.com.br/

 

O que é a dengue hemorrágica?

Quando alguém se contamina com o vírus da dengue, desenvolve a doença, que dura uma semana sem outras complicações. Mas, se a pessoa se contaminar outra vez com um outro tipo de vírus da dengue, ela pode desenvolver a forma hemorrágica da doença. Por exemplo, uma pessoa pode se contaminar com o vírus da dengue tipo 1 e depois de um tempo se contaminar pelo vírus tipo 2. Nesse caso, ela pode desenvolver uma forma grave da doença - é a chamada dengue hemorrágica, em que a pessoa doente pode ter sangramentos com choque e morte.

Na dengue hemorrágica, as plaquetas caem muito e a pessoa pode morrer em conseqüência dos sangramentos. Com a disseminação do mosquito, há um risco maior da pessoa se infectar por mais de um vírus e desenvolver a dengue hemorrágica

 

Como eu sei se estou com dengue hemorrágica?
A dengue hemorrágica é uma complicação da dengue clássica. Além da febre alta, ela causa sangramentos, vômitos e fezes com sangue, além de hematomas no corpo. Outros sintomas como dor abdominal intensa, tontura e queda de pressão também são sinais de alerta. Assim que surgirem os primeiros sintomas de dengue, é importante procurar orientação médica, pois só um médico pode realizar um diagnóstico preciso, através da análise das queixas do paciente e de exames laboratoriais. Muitas vezes, a doença se agrava no quarto dia de manifestação dos sintomas, em paralelo ao desaparecimento da febre, por isso é importante estar atento aos demais sintomas.

Como é o tratamento de pacientes com dengue?
Não existe um tratamento específico para o combate ao vírus da dengue. O tratamento visa amenizar os sintomas e as possíveis complicações da doença. Para a dengue clássica, o tratamento é ambulatorial, ou seja, o paciente não precisa ficar internado, mas deve manter acompanhamento médico periódico. As principais recomendações são a ingestão de grandes quantidades de água, para manter a hidratação do corpo, e a utilização de medicamentos para controle da febre e das dores no corpo, de acordo com orientação médica. Nos casos de dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue, o paciente permanece internado, recebe hidratação intravenosa e, se necessário, componentes do sangue, como plasma e plaquetas, para auxiliar na contenção dos sangramentos.

Se eu tomar aspirina e estiver com dengue hemorrágica, o que acontece?
Sempre que houver suspeita de dengue, deve-se evitar a ingestão do ácido acetilsalicílico, presente em antiinflamatórios e analgésicos como a aspirina. Isso porque o ácido altera a coagulação do sangue, favorecendo o aparecimento ou a intensificação de hemorragias. Pessoas com suspeita de dengue, clássica ou hemorrágica, devem procurar assistência médica o mais rápido possível e, em caso de ingestão acidental de medicamentos com o ácido acetilsalicílico na fórmula, informar o médico sobre o fato.