terça-feira, 21 de abril de 2009

8. Fórum Empresarial. Quantos mais serão necessários?

Certa vez  perguntando a um ambientalista de Ong que visitava Itacaré perguntei o que era permitido fazer na Mata Atlântica em termos de construções, etc
Sua resposta : NADA
Como nada ?
NADA ! Respondeu enfaticamente.
 
Deste magnífico diálogo simplista extrai-se a filosofia básica de nossa sobrevivência : Sim e Não, o resto é conversa, e perigosa!
...
 
Assistindo o 8° Fórum Empresarial  Ministro  disse que existem mais de 14.000 artigos do que pode e não pode em termos ambientais, salientou que se torna impossível ao pequeno agricultor ter conhecimento ao que lhe é permitido e quais os pontos que o leva a responder processos. Completamente impossível!
...
Então se para o pequeno é caótico o sistema legislativo para os poderosos infratores são benéficos, os processos se arrastarão intermináveis pois os tantos 14.000 artigos  possibilitam um cem números de recursos e no máximo uma multa irrisória já póstuma em relação aos lucros auferidos e os danos causados no período.
 
Ainda discutem  em Fóruns se podem ou não plantar arroz aqui e ali, se podem plantar nas encostas mais altas ou mais baixas. Apresentam  soluções caras e baratas sobre energia eólica,  hídrica, ou captada no deserto. Enquanto isto o caos reina, sem definições precisas, formando um bando de inconformados,  entupindo a justiça com processos, causando danos irrecuperáveis ao meio ambiente que já deixou de ser meio e se tornou fração.
 
Não sei se falaram sobre o trabalho escravo no Pará, mas pelas matérias que assisti ultimamente, deveríamos boicotar alguns produtos enquanto estes estados produtores não fiscalizarem a escravidão reinante como no caso dos catadores do famoso Açaí.- Aquela frutinha que nos dá energia e vigor é colhida por crianças, jovens, homens famintos e escravizados.
 
Falta a espada do Salomão! Falta a maçã decisiva para os que desejam viver no paraíso de Deus!
Os exemplos bíblicos estão por aí! Sem muita conversa procurando simplesmente definir o que PODE ou Não Pode! O inferno é nosso espaço atual, infringimos regras básicas e pagamos já pelas doenças em nosso povo devido a água poluída. nossos alimentos envenenados por agro tóxicos e animais contaminados.
Soluções existem, devem ter certamente seu preço. Mas é bom lembrar que de pão saudável vive o homem e a mulher, ´"nem só de pão" como dizem é conversa para os que estão de barriga cheia, o que não é o caso de milhões de brasileiros.
 
MATA ATLÂNTICA não pode continuar sendo nosso lema! Já a matamos temos de procurar recuperá-la
 
Perguntinhas básicas; Você deixaria seu carro em casa e usaria transporte coletivo? Você boicotaria empresas que utilizam trabalho escravo? Você participaria de petição ao Ministério da Saúde  para que nos revelasse o teor de contaminação dos produtos que consumimos? O que  você deixaria de fazer, de consumir hoje se fosse a solução para seus filhos terem um futuro saudável?
 
Os que não sabem ou procuram nos encaminhar para armadilhas ambientais com propósitos de lucros monetários para a nação falam muito. Os que sabem e sentem a terra como um dom precioso que precisa ser preservado para nossa geração e as futuras são categóricos, firmes em suas manifestações e soluções.
 
Vamos nos informar, questionar e procurarmos fazer nossa parte. Caso não o façamos, lembrem-se que nem ovelhas poderemos ser pois já teremos sido contaminadas!