terça-feira, 14 de abril de 2009

CNJ está na capital para fiscalizar TJBA

 

Uma equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está na Bahia para verificar se o Tribunal de Justiça do Estado (TJBA) está cumprindo as recomendações feitas pela Corregedoria para melhorar o atendimento ao cidadão baiano. A inspeção será feita do dia 15 de abril até o dia 17 deste mês.

As medidas propostas ao TJBA são fruto da inspeção preventiva realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça no Judiciário local, entre os dias 15 e 17 de outubro do ano passado. O CNJ encontrou mais de 40 problemas na Justiça baiana, relacionados ao gerenciamento de cartórios, morosidade, falta de qualificação dos servidores e deficiências na organização dos procedimentos administrativos. 

'O objetivo é constatar a eficiência das medidas para garantir o acesso da população à Justiça', destaca o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Cunha Chimenti. O CNJ pretende verificar se as propostas foram suficientes para aprimorar a prestação do serviço no Estado e se há a necessidade de propor novas ações. 'Algumas medidas já foram atendidas e o Tribunal solicitou a revisão de outras', explicou o juiz.

A atividade, que dá continuidade à inspeção, será realizada por oito funcionários, entre servidores do CNJ e analistas contábeis e financeiros. O trabalho será coordenado pelos juízes da Corregedoria Nacional. Os resultados serão consolidados em um documento que poderá trazer novas recomendações ao TJBA.

Recomendações - O relatório da inspeção realizada no Judiciário baiano foi aprovado pelos conselheiros do CNJ em novembro, durante sessão plenária. O documento estabelece prazos e ações para cada um dos problemas encontrados.
'A maioria das recomendações está relacionada a questões de gerenciamento de trabalho e vícios de ordem administrativa', ressalta Chimenti. O plano  prevê soluções simples, principalmente na organização e melhora das atividades de gestão de processos no Tribunal. A remodelagem das áreas administrativas, a capacitação de servidores e magistrados e a padronização dos procedimentos cartorários são algumas das propostas.  Nessa segunda fase da inspeção, a Corregedoria vai analisar ainda se o Tribunal concluiu os autos que estavam paralisados há mais de 30 dias e se adotou um sistema de auditoria para permitir o controle das distribuições em primeiro e segundo grau. Entre as determinações também estão a criação de manual de boas práticas, a melhoria do sistema de informatização e a realização de correições anuais e mutirões com o intuito de acelerar andamento dos processos.     > Do iBahia