sexta-feira, 3 de abril de 2009

Fruta Pão

 

Seus frutos são conhecidos pelo elevado valor nutricional

Medicinal


A fruta-pão é árvore que vive 80 anos; alcança 25-30m de altura tem copa relativamente frondosa com folhas grandes e recortadas de cor verde escura, flores amareladas e frutos globosos com 20-25 cm de diâmetro e 1-3 Kg de peso. Desenvolve-se bem em clima tropical úmido, preferencialmente em regiões baixas e chuvosas. No Brasil pode ser cultivado desde São Paulo ao Pará sendo muito encontrado em pomares de quintais do litoral dos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Usos
A polpa do fruta-pão de massa é rica em calorias, carboidratos, água, vit. B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e tem baixo teor de gorduras. Industrialmente a polpa foi aproveitada como fruta seca e farinha panificável além de fonte para extração do amido e de farinha granulada semelhante ao "sagu". Em uso caseiro a polpa - quase madura - pode ser cozida, assada, transformada em purê ou cortada em fatias consumidas fritas (como a batatinha) com manteiga, mel ou melaço. Cortada em fatias (de 50-10 mm de espessura) secas ao sol ou em fornos a polpa é usada para o preparo de raspas ou crueiras ou aparas e para o preparo de farinhas que, misturadas à farinha de trigo, podem compor o pão caseiro. Madura, a polpa é aproveitada na fabricação de doces.
As sementes do fruta-pão de caroço podem ser consumidas assadas, torradas, ou fervidas em água e sal; outrossim possibilitam a extração de farinha alimentícia bastante nutritiva. Em alguns estados brasileiros as sementes são usadas em substituição ao feijão para preparar guisados e ensopados. As sementes são consumidas, facilmente, pelo gado em geral.
 
Saiba mais sobre a Fruta-pão
 
o Pão em fruta para as merendas das crianças brasileiras
 
 
Aos amigos,
 
Segundo alertou o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, 53 milhões de pessoas a mais cairão no patamar da pobreza absoluta, este ano, ou seja, terão que (tentar) sobreviver por dia com menos de US$ 1,25 (o equivalente a R$ 2,83) por causa da redução de 1,7% do crescimento da economia mundial (o pior declínio mundial desde a Segunda Guerra) em comparação ao aumento de 1,9% registrado em 2008. As vendas de bens e serviços terão redução de 8%, o pior resultado em 80 anos (www.worldbank.org).

A partir destes dados, calcula-se que 22 crianças morrerão de fome, por hora, ou seja, 400 mil crianças a mais morrerão, no ano.
...
 
Segundo informações a cada segundo morre uma criança na Africa pela fome. No Brasil ainda estamos definindo em que classe estamos , mas nós sabemos e vemos a Fome que impera em nossas cidades.
 
A fruta-pão apodrece por ignorância e descaso das autoridades, assim como a flor da abóbora , cascas de banana, sementes de jaca são jogadas no lixo, as crianças tem fome e não aprendemos como alimentá-las
 
Vamos tentar neste momento divulgar algumas alternativas alimentares
 
Ana Maria C. Bruni