terça-feira, 14 de abril de 2009

E então governador Jaques Wagner ?Troca de cabeças no comando-geral da PM

 

"Realmente, apenas o governador Jaques Wagner pode revelar os motivos que o levaram a tomar tal decisão". Com esta declaração, o coronel Antônio Jorge Ribeiro de Santana confirmou na sexta-feira, 1º, sua saída do cargo de comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (que ocupava desde janeiro de 2003), atestando os rumores que circulavam desde quinta-feira nos meios político, sindical e na própria corporação.

Apesar da declaração de Santana, no site da agência de comunicação do governo foi publicada a informação de que o coronel "pediu exoneração, nesta sexta-feira [1º], alegando razões pessoais". O coronel Nílton Régis Mascarenhas, atualmente à frente do Comando de Policiamento da Região Leste (Feira de Santana), foi anunciado nesta sexta mesmo como novo comandante-geral da corporação no Estado.

Santana deixa o comando da PM em um momento delicado para a segurança pública no Estado, especialmente em Salvador, onde o aumento no número de homicídios atinge índices alarmantes. "Talvez a mudança no comando da PM seja uma forma que o governador encontrou para dar uma resposta à sociedade diante desse aumento da quantidade de homicídios", sugeriu o coronel.

De acordo com Santana, Jaques Wagner anunciara a intenção de mudança do comando da PM no prazo de dois anos após o início de sua gestão, em 1º de janeiro de 2007. "Desde que ele [Wagner] assumiu o governo, que já havia esse plano de mudança. Ele me chamou ontem [quinta-feira] para comunicar sua decisão e tratou a questão com muita consideração comigo. Saio sem resquícios de mágoa", completou o coronel.

ESTÍMULO – Em nota oficial, emitida no final da noite desta sexta-feira, o governo informou que a troca de comando será feita em solenidade, na próxima quarta-feira, na Vila Militar, nos Dendezeiros, Bonfim. "Reconheço o trabalho realizado e agradeço ao coronel Santana pela sua dedicação ao longo de cinco anos e sete meses no comando da corporação. Sua saída decorre de um processo natural de alternância – até como estímulo aos demais oficiais coronéis", declarou Wagner, na mesma nota.
Samuel Lima, do A Tarde
...
Coronel Mascarenhas é o novo comandante da PM
Agecom

O coronel Nilton Régis Mascarenhas, 56 anos, é o novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia. Ele substitui o coronel Antonio Jorge Ribeiro de Santana, que pediu exoneração, nesta sexta-feira (1º), alegando razões pessoais. A passagem de comando será nesta quarta-feira (6), às 9h30, na Vila Policial Militar dos Dendezeiros, Cidade Baixa.

Atualmente, o coronel Mascarenhas comanda o policiamento da região Leste, com sede em Feira de Santana. Ele também comandou o policiamento da Região Norte, em Juazeiro; o Policiamento Especializado, onde participou da criação e instalação das Companhias de Ações Especiais de Luis Eduardo Magalhães (Ciac), Posto da Mata (Caema), Vitória da Conquista (Caesg), Xique-xique (Caesa) e Esplanada (Cael); e o policiamento da capital, entre 2005 e 2007.

Antes de ser coronel, Nilton Mascarenhas foi subcomandante da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa); comandante do Corpo de Alunos Oficiais da PM; assistente militar do subcomandante-geral; comandante do Batalhão de Choque; e do 20º Batalhão, em Paulo Afonso.

Leia aqui

Muitos Sinos se dobrando na violência da Bahia

Seis promotores investigam fraude na PM