terça-feira, 7 de abril de 2009

Tráfico de Órgãos MARGINAIS

Tráfico de Órgãos MARGINAIS

Médico acusado de furar fila de transplante é absolvido

São Paulo - O médico Joaquim Ribeiro Filho, acusado de operar pacientes fora da ordem da fila de transplantes de fígado, foi absolvido pela juíza Lilea Pires de Medeiros, da 21ª Vara Federal no Rio, na ação civil por improbidade administrativa. Ela considerou que não houve irregularidades porque os órgãos utilizados eram "marginais" - fora das condições ideais de tamanho, peso e quantidade de gordura. Em sua defesa, Ribeiro Filho apresentou declarações de pacientes que estavam nos primeiros lugares na fila e que confirmaram não querer receber o órgão naquela condição. Para o advogado Paulo Freitas Ribeiro, que faz a defesa do médico, sua absolvição tanto na ação civil quanto pelo Conselho Regional de Medicina demonstra que não existem provas contra o profissional. Ribeiro Filho e outros médicos que operavam em sua equipe, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, foram presos em agosto do ano passado na Operação Fura-Fila da Polícia Federal. Eles foram soltos semanas após a operação e podem exercer normalmente a profissão.

A procuradora da República Marina Filgueiras vai entrar com recurso pedindo a anulação da sentença. Ela afirma que, apesar da suspeita de que o fígado não seja marginal, não foi feita perícia para comprovar sua qualidade. A ação, movida desde 2003, trata do caso do transplante de Jaime Ariston, irmão do então secretário estadual de Transportes. Ele foi operado quando era o 32º da fila. Ribeiro Filho responde ainda a ação criminal que julgará a conduta do médico em outros dois casos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.Agência Estado Do Abril

....

Resumindo: Para 31 pessoas o fígado era "Marginal".  Ação movida contra o médico neste caso em 2003, estamos em 2009. 6 anos se passaram.Pela matéria o médico ainda responde por outros dois casos. Enquanto isto mais anos passam , as filas crescem, casos e mais casos vem a conhecimento público e nada é esclarecido devidamente a população em relação ao Tráfico de  Órgãos.

A quantidade de mortos e desparecidos no Brasil é enorme, a situação precária dos IML é notória. As filas de transplantes é gigantesca. O Tráfico de Órgãos  no exterior é fato comprovado e denunciado, não existiria no Brasil porque somos éticos e integros?

Saiba sobre sobre o Caso Paulo Pavesi

Urge uma CPI sobre o Tráfico de Órgãos no Brasil.

Saiba mais sobre o SEU fígado aqui e aqui

No Itacare News