sexta-feira, 3 de abril de 2009

Quede a Farinha da Embrapa?

Embrapa desenvolve farinha instantânea de alto valor nutricional e baixo custo

http://www.portalsorocabano.com.br/index.php/c-viver/53-c-dicsau/2515-embrapa-desenvolve-farinha-instantanea-de-alto-valor-nutricional-e-baixo-custo
 
...
 
AA Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), desenvolveu uma farinha mista à base de soja e milho com o objetivo de reforçar a merenda escolar nas escolas municipais. Uma criança de dez anos tem sua necessidade protéica diária atendida se nas refeições ela se alimentar com mingau no café da manhã, sopa no jantar e um pedaço de bolo de sobremesa elaborados com esta farinha.

Para obter a farinha, os pesquisadores processam e moem os grãos de soja e milho juntos. O percentual de soja na composição do produto varia de 20% a 50%, de acordo com seu uso. Para fazer cuscuz, por exemplo, a farinha com menor participação de soja é a mais indicada. "Ela conserva as propriedades da farinha de milho, sem alteração de gosto ou aroma", diz o engenheiro de alimentos José Luís Ascheri, que coordena a pesquisa. Já o produto com 50% de soja apresenta sabor diferente e, por ser mais denso, não é adequado para fazer a iguaria nordestina ou sopas.

"Estamos testando composições variadas para estabelecer a ideal", completa Ascheri. Com 300 gramas de farinha com 30% de soja, a necessidade protéica diária é suprida. A escolha da soja deveu-se a seu alto valor nutricional. O grão tem 20% de proteína. O milho contém menos da metade: 6,5%. Além de aumentar o teor protéico, a adição de soja faz crescer a quantidade de gordura da farinha, mas não há risco de aumentar o colesterol.
Embrapa Agroindústria de Alimentos
http://www.ctaa.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br

No Embrapa
http://www.embrapa.br/embrapa/imprensa/noticias/2005/dezembro/foldernoticia.2005-11-03.1088201306/noticia.2005-12-14.0215770318
 
...