terça-feira, 27 de janeiro de 2009

e não é que estamos bem e não sabíamos!

Bahia recebeu 3,5 milhões de turistas em 2008

Salvador - A Bahia recebeu no ano passado 3,5 milhões de turistas. A divulgação foi feita este mês pelo secretário do Turismo, Domingos Leonelli, e pela presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, em entrevista coletiva na sede da Secretaria Estadual do Turismo (Setur). Além do balanço das ações realizadas em 2008, foram anunciados os novos planos para o setor este ano.Leonelli explicou que os índices foram obtidos pela equipe da secretaria, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que também realiza estudos para a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).“São números analisados de forma rigorosa, para evitar qualquer tipo de distorção. Resolvemos fazer um levantamento mais qualificado, pois os dados apresentados no passado não possuíam credibilidade, eram exagerados.

Por exemplo, hoje sabemos que o Carnaval de Salvador conta com a participação de 380 a 400 mil turistas”, detalhou o secretário.Entre as ações realizadas, ele destacou a criação de projetos para o enoturismo, na região do Vale do São Francisco, do turismo étnico, o São João da Bahia e o Espicha Verão. Também ressaltou os planos voltados para a reestruturação dos segmentos náutico e religioso, além da área de golfe.Segundo o relatório da Setur, a atividade gerou 172 mil empregos diretos em bares, restaurantes, hoteis, pousadas e outras empresas ligadas ao turismo. E foi exatamente para garantir a qualificação da mão-de-obra que o governo investiu R$ 12 milhões. “Nesta primeira fase, estamos beneficiando 5,7 mil profissionais, entre atendentes de barracas de praia, garçons, policiais, taxistas e ambulantes”, disse Leonelli.No setor de infraestrutura turística, a Bahia está investindo R$ 330 milhões em obras como recuperação de pontos de visitação, de estradas, igrejas e monumentos históricos. Os recursos são do Ministério do Turismo e do governo estadual.Estão incluídas neste aporte a construção da estrada Itacaré/Camamu, no sul da Bahia, e a requalificação da Feira de São Joaquim, em Salvador. Há ainda serviços de recuperação de igrejas, prédios históricos e monumentos, além de saneamento e pavimentação de algumas localidades.

Na área de serviços, foram implantados o Disque Bahia Turismo, com informações 24 horas em inglês, espanhol e português, e o Sistema de Atendimento ao Turista, assim como a reformulação do site www.bahia.com.br.Mesmo com a ocorrência da crise econômica mundial, a Bahia tem assegurados investimentos externos de R$ 5,4 bilhões para o setor hoteleiro. Também deve receber 91 eventos de grande porte nos próximos quatro anos. Segundo levantamento do Convention Bureau, um turista deste segmento gasta três vezes mais nos destinos do que um turista convencional.“Neste primeiro momento, estamos sendo beneficiados pela crise, pois o dólar caro faz do Brasil e da Bahia um destino barato, mas inevitavelmente o mercado do turismo será afetado. Então, estamos reforçando o turismo nacional e regional e temos uma campanha com o slogan Viaje por um Mundo Chamado Bahia, além de ações conjuntas com outras esferas do governo”, explicou Leonelli.
No Jornal da Midia