segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Itacaré 277 anos

Itacaré - Bahia, um povoado que inicialmente teve o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas . Os jesuítas ergueram no século XVIII a Igreja de São Miguel. Seus primeiros habitantes foram os ìndios Pataxós. Em 1732 foi elevada a município e recebeu o nome de Itacaré em 1931.

O ciclo do cacau em meados do sec XIX , trouxe os coronéis e seus casarões para Itacaré que se tornou um importante porto de escoamento do sul da Bahia,com o declínio da produção cacaueira as atividades pesqueiras se tornaram predominantes na regiao e o turismo com a estrada BA 001 se desenvolveu procurando manter e preservar os atrativos naturais

Itacaré esta situada na Foz do Rio de Contas, cachoeiras, praias e mata Atlântica formam a moldura ideal para os que aspiram tranquilidade e contato com a natureza. Mantendo sua caracteristica Itacaré possui um roteiro gastronômico diversificado alem de lojas artesanais e comercio variado. A vida noturna e capoeira são atrativos para os que a visitam.

Itacaré completa 277 anos, reune cerca de 20.000 habitantes em sua maioria de zona rural. Empresários de vários estados,bem como estrangeiros, investiram em charmosas pousadas que acolhem visitantes de todas as partes.

Itacaré um povoado de índios originalmente e agora povoado por inúmeras nacionalidades e sotaques.

Itacaré ainda não é um paraíso, se cuidarmos do nosso ambiente,lutarmos por nossos direitos, combatermos a violência,a prostituição,as drogas,a pedofilia, investirmos na educação e saneamento , estruturar e modernizar os orgãos policiais será possível que o seja,depende de nós e dos que nos visitam esta construção de Paraíso.

Nos próximos 4 anos teremos novos gestores para Itacaré

Salve São Miguel Padroeiro do Arrependimento e Justiça!

Ilumine Itacaré e a proteja!

Ana Maria C. Bruni

Pousada Arcádia